Trabalho Sist Mica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade de Coimbra
Modelos Sistémicos
“Depressão – O cão negro”
(Relatório)
Docente:
Doutora Ana Paula Relvas
Discentes:
Chantal Freitas (2012157651)
Inês Melo (2012155891)
Mónica Morais (2012151053)
Nuno Sá (2012146523)
Vera Pereira (2012131359)
Coimbra, Novembro, 2014
Índice
I. Introdução 3
II. Enquadramento Teórico 3
III. Exercício: “depressão” 7
i. Como poderia exemplificar o valor comunicacional do sintoma a partir do filme? 7 ii. Quais as vantagens da depressão ser identificada como um cão negro para o processo de desconstrução da psicopatologia? 8 iii. Como identifica no vídeo a desconstrução da psicopatologia? 9
IV. Conclusão 10
V. Referências Bibliográficas 11
VI. Anexos 12
“Violence does not always take visible form, and not all wounds gush blood.”
(Haruki Murakami)
I Introdução
O presente trabalho é relativo ao tema “Psicopatologia e Intervenção – Perspectiva Sistémica”, mais concretamente “Desconstrução da Depressão” e surge no âmbito da disciplina de Modelos Sistémicos, enquadrada no plano de estudos do 3º ano de Mestrado Integrado em Psicologia.
O exercício proposto consiste na resposta a três questões relativas ao vídeo de Matthew Johnstone, “I had a black dog, his name was depression”, fazendo referência à temática da Terapia Narrativa aplicada à Depressão.
No que diz respeito à depressão, este distúrbio já acompanha a história da humanidade há muito tempo, sendo que afecta milhões de pessoas actualmente. No entanto, diversos tipos de tratamento têm sido desenvolvidos para ajudar pacientes a sair do poço de dor e melancolia que é estar com depressão, tornando-os mais aptos para a enfrentar e impedindo que ela os afogue em mágoas, fraquezas e inseguranças.
No vídeo “I had a black dog, his name