trabalho sinais Voz
ICEA- Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas
Campus- João Monlevade
Curso de Engenharia Elétrica
Amostragem
Tiago José dos Santos Reis
Ronan Ribas
Bruno Alencar
Aguinaldo
João Monlevade
Junho 2015
Amostragem
Trabalho apresentado á disciplina de Sinais e Sistemas do curso de Engenharia Elétrica da UFOP.
Professora: Sarah Negreiros
João Monlevade
Junho de 2015
1.INTRODUÇÃO
O Teorema da Amostragem afirma que qualquer sinal analógico limitado em banda pode ser recuperado em uma sequência infinita de amostras, sendo que a taxa de amostragem deve ser maior que duas vezes a frequência máxima do sinal. Matematicamente o teorema prova que é possível recuperar perfeitamente o sinal amostrado, mas na prática somente é possivel uma aproximação satisfatória dos sinais. A prática do teorema leva ao conceito do aliasing (superposição), que se traduz numa sobreposição de espectro que inviabiliza a correta recuperação do sinal, para que não ocorra, a frequência de amostragem deve ser pelo menos duas vezes maior que a maior frequência do sinal.
2.OBJETIVO
O objetivo dessa prática é aprofundaro conhecimento sobre os conceitos de teoria da amostragem, abordando o efeito de aliasing, transformada discreta de Fourier de sinais discretos e filtragem de sinais discretos através da amostragem e recuperação de um sinal de áudio qualquer.
3.PROCEDIMENTO
A partir de um sinal de áudio qualquer, de duração de 20s, amostrado a uma frequência de amostragem de 44100Hz realize as seguintes operações:
1. Calcule a transformada discreta de Fourier (DFT) do sinal e plote o seu valor absoluto no intervalo [0; 2π[, colocando, sobre o eixo horizontal, os valores da frequência em Hertz.
a. Qual é a máxima frequência do sinal?
b. Para quais frequências de amostragem o critério de Nyquist é observado?
2.Re-amostre usando a expressão: x1[n] = x[10n].
a. Qual a frequência de amostragem