Trabalho sga
Tendo em vista os textos abaixo discutidos sobre construção da notícia, critérios de noticiabilidade e o papel dos “gatekeepers” (filtros):
• BASTOS, Marco Toledo Bastos; TRAVITZKI, Rodrigo; RAIMUNDO, Rafael Galdini. Gatekeeping em tempos de twitter: a emergência de Tending Topics Políticos no Twitter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
• CEZAR, Gustavo Buss. Critérios de noticiabilidade: uma releitura frente à nova relação espaciotemporal da sociedade em rede. 2009. IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação – PUCRS.
• FRANÇA, Vera Regina Veiga. Sujeito da comunicação, sujeitos em comunicação. In: FRANÇA, Vera Regina Veiga; GUIMARÃES, César (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
• MARTINS, Allysson Viana; PAIVA, Cláudio Cardoso de. Os Blogs e as Teorias do Newsmaking e do Gatekeeper. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 12. Campina Grande, 2010.
• O processo de construção da notícia: a hipótese do News Making: slides.
• SILVA, Juremir Machado da. Da teoria da embalagem à transparência total de Julian Assange. XX COMPÓS: Porto Alegre/RS GT, 2011.
Apresente um breve resumo do conceito de noticiabilidade e o papel dos emissores/receptores a partir das novas tecnologias.
No texto de França (2006) e nos slides “O processo de construção da notícia: a hipótese do News Making”, a noticiabilidade, definida por valores-notícia, diz respeito à produção da notícia que leva em conta certos códigos de organização e de seleção do que vai ser veiculado, num movimento de textos (narrativas, discursos, representações), em relação à contextualização e descontextualização de cada fato. Os valores-notícia, numa abordagem mais citada na literatura, se referem às seguintes categorias: substantivas, produto, meio de informação, público e concorrência.
No processo de noticiabilidade, o