Trabalho De SGA
DE FERTILIZANTES
1. INTRODUÇÃO
As questões ambientais assumiram nos últimos anos, em um curto espaço de tempo, um papel primordial dentro do mercado global. Estes novos rumos e condicionamentos tornam cada vez mais imprescindíveis a importância das variáveis ambientais nas atividades industriais. As pessoas tornaram-se mais exigentes, buscando produtos que agridam menos o meio ambiente, e por outro lado às restrições legais também se tornaram mais rigorosas. Estas atitudes não se referem somente ao conhecimento da importância de proteger o meio ambiente, mas implica também em uma revisão de valores, uma mudança de paradigma das pessoas e das organizações.
Logo, empresas de todos os tipos estão progressivamente preocupadas em alcançar e demonstrar um correto desempenho ambiental, através de um controle dos impactos, no meio ambiente, de suas atividades, produtos e serviços, levando em consideração suas políticas e objetivos ambientais. As organizações estão sob pressão para adotar políticas ambientalistas e incorpora-las ao planejamento estratégico como matéria de rotina.
Diante deste cenário, cresce nas indústrias brasileiras o interesse pelas normas da série ISO
14000 para a implantação de Sistema de Gestão Ambiental. As empresas estão direcionando suas ações na busca da adequação e incorporação da variável ambiental nos seus objetivos e planos.
Dentro do setor de fertilizantes é visível à importância de se trabalhar com um gerenciamento ambiental, e tendo em vista essa importância e a necessidade da certificação ambiental, é que algumas empresas de fertilizantes estão promovendo um processo de implantação de sistema de gerenciamento ambiental.
.
2. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Um SGA - Sistema de Gestão Ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma empresa, de forma a obter o melhor relacionamento possível com o meio ambiente. Através deste sistema, a