Trabalho Sensações Neuropsicologia
Joane Caroline Patriota da Silva RA: 912
Karina Duarte Valente RA:910202781
Maria Elianeide da Silva RA: 910200725
Universidade Nove de Julho/São Paulo
SENSAÇÃO
Professor: Carla Anauate
Disciplina Fundamentos da Neuropsicologia
Universidade Nove de Julho – UNINOVE
São Paulo
2012
Resumo:
A Sensação refere-se à detecção e experiência sensorial básica proveniente dos estímulos do meio (sons, objetos e odores). Todas as sensações são resultado da estimulação de células especializadas (receptores sensoriais) por alguma parte de energia. Os sentidos são a porta pela qual o cérebro recebe as informações sobre o meio, Apresentaremos aqui respostas dos receptores sensórias, a estimulação e a transmissão dessa informação para o cérebro os problemas existentes quando esse processo não funciona ou de alguma maneira foi comprometido, como avaliamos e reabilitamos cada transtorno.
SENSAÇÃO - DEFINIÇÕES E CARACTERISTICAS
A sensação é o processo de detecção de um estímulo físico como a luz, o som, o calor ou a pressão. É o resultado a estimulação dos receptores sensoriais por meio de uma forma de energia física, que é convertida em impulsos neurais e transmitida ao cérebro.
Todas as sensações são o resultado da estimulação de células especializadas, que são os receptores sensoriais, células exclusivas de cada órgão dos sentidos que reagem a uma forma específica de estimulação. A experiência de ouvir um ruído é uma resposta à energia física das vibrações no ar ou ondas sonoras. O doce sabor de uma maça é a resposta da energia física dos componentes químicos solúveis em sua boca, e o aroma é uma resposta às moléculas químicas no ar, que se aspira pelo nariz. Sentir por exemplo a casca de uma maça em seus dedos é a resposta física da pressão que a maça exerce na sua mão. A cor vermelha da maça é uma resposta à energia física das ondas de luz.
Os receptores sensoriais convertem essas formas de