TD Ensino De L Ngua Portuguesa
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC
CURSO PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA – MAGNA
SEMESTRE - VI
ALUNA: MARINA FERNANDES
PERGUNTAS – NINGUÉM SEGURA A LÍNGUA
CRATEÚS/CEARÁ
1. Como você compreende a seguinte frase: “A língua faz uso infinito de meios finitos.”
R= Qualquer língua é uma realidade estrutural infinita e o número de sons da fala que se serve uma língua é finito. Ninguém fala e escreve de um mesmo jeito, sendo assim, podemos perceber a imensidão da língua.
2. Por que não é suficiente descrever os meios estruturais que constituem as línguas humanas para alcançarmos uma apresentação cientifica completa de uma determinada língua? R = A língua está em constante movimento, todos os dias são inúmeras palavras e frases que surgem dentro de uma realidade homogênea e uniforme.
3. Aponte diferenças entre os aspectos estruturais da língua e o seu funcionamento social.
R= A língua não se esgota em sua estrutura. Para analisa-la adequadamente temos de considerar também seu funcionamento social. Qualquer língua se multiplica em inúmeras variedades.
4. Pesquise sobre o processo de metonímia e da metáfora.
R= Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras.
A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metafóra. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto.
Ex: A lua é uma bola de queijo. Neste caso, a lua é caracterizada como uma bola de queijo porque tem crateras, assim como alguns