Trabalho Senai
Beneficiamento de minérios é um processo que consiste de várias operações. Estas visam mudar várias características de um bem mineral, entre elas: Granulometria; concentração de determinada espécie mineral; e forma. Contudo, os processos não devem mudar a identidade, tanto física, quanto química do material.
Principal Objetivo
O objetivo do beneficiamento é eliminar ineficiência e resíduos, assegurando que o material recuperável possível seja extraído do minério. Diversas técnicas podem ser utilizadas para isso, muitas vezes começando com a moagem do minério em partículas. Uma vez retiradas do solo, as partículas podem ser peneiradas e classificadas para extrair material utilizável e deixar os resíduos de lado. Por exemplo, as partículas podem ser suspensas em água para permitir que vários componentes se separem, tornando mais fácil o acesso ao minério utilizável. Contudo este objetivo não é possível de ser alcançado em sua totalidade em condições práticas. Nas indústrias e mineradoras o custo também é um fator, portanto, nem sempre o processo que consegue a maior pureza é o mais recomendado.
Etapas Principais
Os principais processos de beneficiamento são:
Fragmentação
Classificação
Concentração
Desaguamento
Manuseio dos materiais
Amostragem
Disposição dos rejeitos
Fragmentação
Trata-se de uma técnica que se baseia na diminuição granulométrica dos minerais até que os minerais úteis possam ser fisicamente liberados dos minerais indesejáveis. Ela engloba as etapas de britagem, onde as partículas atingem diâmetros de aproximadamente 1 mm, e moagem, que proporcionam tamanhos ainda menores para as partículas (Ex:0,074 mm).
Britador de mandíbulas
Classificação
É o processo de separação de partículas por tamanho, em conjunto com as etapas de fragmentação. Os principais equipamentos para tal fim são:
Peneiras
Classificadores mecânicos
Ciclones
Peneira
Peneira usada para a separação
Classificador Mecânico
Peneira