Trabalho Rui
Trabalho de Gestão da Qualidade e Ambiental
4° Período
Cauê Fernandes
Edson Belmiro
TÍTULO: Poluição nas cidades.
PROLEMÁTICA: Os lixos jogados nas cidades geram poluição provocando sérios efeitos no ambiente.
JUSTIFICATIVA: O problema foi escolhido pois é um problema encontrado na maioria das cidades e se não for tratado pode gerar vários problemas maiores futuramente.
TEORIZAÇÃO: O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, um exemplo é os EUA que produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis. Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo é aplicando medidas para amenizar e reduzir, o consumo, reutilizando e reciclando produtos.
DETALHAMENTO: O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação uma substância poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos “preparados” pra este fim, vaza promovendo a contaminação do solo. Um outro problema grave que ocorre nestes aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum. Isto ocorre pelo fato de não haver um processo de separação destes materiais. Como consequência disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação misturados com o lixo comum. O solo tem em sua composição: ar, água, matéria orgânica e mineral. Toda esta sua estrutura é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação direta ou indiretamente, se este estiver contaminado, certamente nossa saúde estará em risco.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO: Separar o lixo reciclável, depositá-los nos locais certos. Fechar bem os sacos de lixo, incentivar a população a reciclar.
IMPACTO SOCIAL: Poluentes depositados no solo sem nenhum tipo de controle causam a contaminação dos lençóis freáticos (ocasionando também a poluição das águas),