TRABALHO ROSE UNOPAR
PEDAGOGIA
ROSEMEYRE PEREIRA DA SILVA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
DESIGUALDADE
Dianópolis
2012
rosemeyre pereira da silva
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
DESIGUALDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) Eldice Aires
Dianópolis
2012
Para fazer este trabalho, leia a charge e assista ao vídeo que segue no link abaixo.
Fonte: You Tube http://www.youtube.com/watch?v=sw3xO_rfFb0 CHARGE:
A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo. As diferenças são então concebidas como realidades sociohistóricas, em processo contínuo de construção-desconstrução-construção, dinâmicas, que se configuram nas relações sociais e estão atravessadas por questões de poder. São constitutivas dos indivíduos e dos grupos sociais. Devem ser reconhecidas e valorizadas positivamente no que têm de marcas sempre dinâmicas de identidade, ao mesmo tempo em que combatidas as tendências a transformá-las em desigualdades, assim como a tornar os sujeitos a elas referidos objeto de preconceito e discriminação. Trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo. Tendo como foco a transformação social, não deixando que os papéis se invertam colocando a escola como educação familiar, mas sim o eixo entre ela e a sociedade individual a ser construída.
O multiculturalismo e a Interdisciplinaridade são fundamentais neste processo, fazendo um elo entre a realidade do aluno e sua conexão com os conteúdos que compõe a grade curriculares e suas diversas disciplinas,