Trabalho Responsabilidade Social
Uma perspectiva ambiental envolve uma forma de ver e de atuar no mundo, na qual se consideram as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos que interferem na constituição e na manutenção da vida. Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da biota, ou seja, do conjunto dos seres vivos chamados de “bióticos”, e os não vivos, chamados de abióticos. Os dois grupos estão continuamente inter-relacionados.
Existem estruturas e modos de funcionamento que regem o equilíbrio dos ecossistemas, cuja manutenção é essencial para assegurar a vida no mundo, a diversidade de espécies e a qualidade de vida dos seres humanos. Vamos analisar o funcionamento e o equilíbrio destes sistemas e os reflexos das ações humanas para sua manutenção, bem como para sua possível degradação.Panorama Mundial e Nacional - Ecossistemas
Um dos elementos fundamentais para a manutenção e sustentabilidade da vida na Terra é a manutenção dos ecossistemas. Assim, vamos iniciar nossos estudos analisando a importância de preservar e conservar os ecossistemas.
Mas o que são ecossistemas?Se analisarmos, veremos que essa palavra é formada pelo prefixo “eco” associado à palavra “sistema”. Eco tem o significado de casa, domicílio, habitat. Logo, ecossistema pode ser entendido como o sistema onde se vive.
Já um sistema pode ser definido como conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Assim, ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e por elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão inter- relacionados. Os elementos bióticos são organismos vivos que correspondem às plantas, aos animais (incluindo o ser humano) e aos microorganismos, enquanto os elementos abióticos correspondem aos elementos físicos e químicos do ambiente, tais