Trabalho Resenha Tempos Modernos
ESTER FLOREA DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Resenha do Filme Tempos Modernos
CARAGUATATUBA
2015
Sinopse
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Ficha Técnica
Curiosidades sobre Tempos Modernos
- Tempos Modernos é o último filme mudo de Chaplin, supostamente seria o primeiro filme de Charles Chaplin que utilizaria inteiramente um sistema de som. Entretanto, no filme apenas pode-se ouvir ruídos quando vozes são ditas por avisos de máquinas. Esta mudança foi feita pelo próprio Chaplin para tornar o som um símbolo da tecnologia e da desumanização no filme.
O filme foca a vida urbana dos Estados Unidos na década de 30, após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
- Em Tempos Modernos ocorre a última aparição de Charles Chaplin como vagabundo.
- Todas as canções de Tempos Modernos foram compostas pelo próprio Charles Chaplin.
Se inicialmente o lançamento do filme chegou a dar prejuízo, mais tarde tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini por ser considerado “socialista”. Aliás, nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu