Canais de acesso
Todo comercio e indústria sabe que deve atender o cliente, porque ele é o fim do processo. Segundo popcorn (1998) toda empresa precisa de um 0800 para que os clientes possam ter informações gratuitas. Nossas pesquisas indicam que a maior parte dos consumidores está disposto a pagar para saber mais sobre o produto. Estes consumidores também, afirmam que não querem ficar em filas intermináveis; existem atendimento rápido consequente, o acesso é uma questão chave. Os canais de acesso devem oferecer a possibilidade de receber retorno de todas as pessoas. Canais são vias pelas quais circulam as iterações entre o cliente e a empresa. Canais por onde ingressa transita e retorna a comunicação com o cliente. Formulários padrões de atendimento são as ferramentas por meio das quais são estruturadas, registradas e organizadas as interações com o cliente. Equipamentos e softwares onde são armazenadas, processadas e consolidadas as interações.
As ferramentas para se ouvir os clientes
A obtenção de informações chave sobre o comportamento dos clientes, por meio de ferramentas, exige o desenvolvimento de um processo estratégico para ouvir e sistematizar.
Definir os objetivos da pesquisa.
Criar uma estratégia para ouvir.
Coletar e organizar as informações.
Alinhar-se com a voz do cliente.
Segundo Whiteley (1996) a organização de posse das informações obtidas deve sistematizar a voz do cliente em sua estrutura tornando-se centrada no cliente e permitindo que todos os seus colaboradores, do presidente ao passageiro saibam exatamente o que deve ser feito para; atrair e reter seus clientes.
A pesquisa qualitativa é exploratória, analisa profundo dados mensurados, como; sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, significados e motivações de um determinado grupo sobre um problema histórico especifico.
A pesquisa quantitativa é descritiva, é um estudo estatístico para descrever as características de uma determinada situação de mercado, medindo