Trabalho Regulador linear
O trabalho prático proposto neste módulo visa elaborar a montagem de um projeto de um circuito regulador linear de tensão com um circuito LM 741 cuja finalidade é de regular uma tensão contínua, neste caso de 5Vdc, a partir de uma fonte de tensão contínua de 14 Vdc perceber a suas funcionalidades em termos de eletrónica e em que situações são utilizadas este circuito. Este projeto tem também como principal objetivo da realização aprofundada do seu estudo. Apos a primeira montagem irão se r substituídos vários componentes de modo a alterar os valores de entrada e saída deste circuito.
Introdução
A elaboração e concretização deste trabalho prático relativamente a um projeto que consiste na montagem de circuito regulador linear de tensão 5V DC com o circuito LM 741 em que a sua constituição consiste num transístor bipolar. A sua função consiste em manter a tensão de saída constante (estabilizada) mesmo existindo variações na tensão de entrada ou na corrente de saída.
Um regulador linear é um regulador de tensão baseado em um dispositivo ativo que tem o mesmo princípio de funcionamento de um transístor de junção bipolar ou transístor de efeito de campo que opera em sua região linear ou em dispositivos passivos como em díodos zener que trabalham nas zonas de rutura de rutura.
Os reguladores de tensão podem ser implementados com componentes discretos ou então podem ser fabricados na forma de circuitos integrados, estes são mais precisos e tornam o circuito mais compacto, devido a ocuparem menos espaço.
Normalmente são formados por semicondutores, tais como díodos zener e circuitos integrados reguladores de tensão com a função principal de manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que esta alimentando e para tanto é necessário que a tensão de entrada seja superior à tensão de saída. O regulador de tensão mantém a tensão de saída constante