Trabalho quimico
Volumetria de Neutralização.
2. Objetivo
4.2 Metodologia Entrou-se no laboratório devidamente vestido com os EPI´S necessários, pegou-se as vidrarias necessárias, rinsou-se e em seguida iniciou-se o experimento. As primeiras partes do experimento consistiram-se no preparo das soluções e posteriormente, a titulação.
Preparo da solução de H2SO4 0,1 eq/L
Pegou-se um béquer de vidro com capacidade de 600 mL devidamente rinsado e com o auxílio de um pissete plástico, adicionou-se cerca de 250 mL de água destilada. Em seguida, dirigiu-se até a capela e pegou-se o volume de ácido sulfúrico concentrado calculado, com o auxílio da pipeta graduada de vidro com capacidade de 10,00 mL, com o pipetador de plástico devidamente acoplado, e despejou-se lentamente o ácido no béquer contendo água destilada, com agitação constante.
Homogeneizou-se a solução com o auxílio de um bastão de vidro e adicionou-se mais água destilada até quantidade suficiente para 400 mL, e homogeneizou-se novamente a solução com um bastão de vidro.
Preparo do padrão secundário de NaOH ~ 0,1 eq/L
O padrão já ahavia sido aferido previamente.
Aferição do H2SO4 ~0,1 eq/L
Com o auxílio de uma pipeta volumétrica de vidro com capacidade de 25,0 mL, com o pipetador de borracha devidamente acoplado, pegou-se e transferiu-se 25,0 mL da solução de acido sulfúrico, anteriormente preparada, para um erlenmeyer de vidro com capacidade de 250 mL, devidamente rinsado. Em seguida, adicionou-se 25,0 mL de água destilada no erlenmeyer, com o auxílio de uma proveta de vidro com capacidade de 25,0 mL e 4 gotas da solução do indicador fenolftaleína. Pegou-se a bureta de vidro com capacidade de 50,00 mL e rinsou-se a vidraria com água destilada e a solução de hidróxido de sódio. Em seguida, adicionou-se solução da base até completar o volume da bureta, de 50,00 mL. Verificou-se a ausência de bolhas na vidraria, acoplou-se a bureta no suporte universal e em seguida preparou-se os