Trabalho De Agentes Quimicos
Aplicação dos compostos químicos redução do número de microrganismos na superfície de material inanimado (assoalhos, mesas, e utensílios domésticos) em lesões de pele para prevenir a infecção eliminação de microrganismos patogênicos da água potável e de piscinas
Não existe um único composto químico que seja ideal para todos os propósitos. Assim é importante conhecer algumas propriedades para que se possa escolher o mais adequado:
1. as vantagens que o agente apresenta quando utilizados em determinadas situações
2. as principais categorias de agentes químicos antimicrobianos
3. algumas de suas características e suas utilizações práticas
4. e como atuam nos microrganismos
Definição de Têrmos
Esterilizante - é um composto químico que realiza uma esterilização. Estéril é um termo absoluto, ou seja, um material está estéril ou não. Não pode ser "parcialmente estéril" ou "quase estéril".
Desinfetante - é uma substância química que mata as formas vegetativas de microrganismos patogênicos, mais não necessariamente suas formas esporuladas. Refere-se normalmente a substâncias utilizadas em objetos inanimados.
Germicida - sinônimo do desinfetante; entretanto os microrganismos mortos por um germicida não são necessariamente patôgenos. São usados mais termos específicos como fungicida, bactericida, etc.
Anti-séptico - é um composto químico usualmente aplicado na superfície do corpo humano para prevenir a multiplicação dos microrganismos. Mata os microrganismos, ou inibe seu crescimento e sua atividade metabólica.
Saneador - agente que mata 99,9% dos microrganismos contaminantes de uma área. São normalmente aplicados em objetos inanimados (copos, talheres, pratos e utensílios em restaurantes), e também na limpeza de equipamentos de laticíneos e indústrias de alimentos.
As normas de saúde pública determinam que em certos lugares, a população microbiana não deve exceder um número específico. Em atendimento a estas determinações utiliza-se um SANEADOR.