TRABALHO QUIMICA DETERMINA O DO PONTO DE FUS O
CURSO DE FARMÁRCIA
ANA PAULA BATISTA SILVA MONTEIRO
AULA PRÁTICA – DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO.
TANGARÁ DA SERRA
2015
ANA PAULA BATISTA SILVA MONTEIRO
AULA PRÁTICA – DETERMINÇÃO DO PONTO DE FUSÃO.
Relatório Aula Prática de Química apresentado á Faculdade UNIC – Tangará da Serra, Docente: Gabriela Bortoli Jahn. Curso: Farmácia 3º Semestre.
TANGARÁ DA SERRA
2015
INTRODUÇÃO
Determinação do ponto de fusão de ácidos (benzoico, cítrico e salicílico).
O ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, o ponto de fusão de uma substância orgânica pura é definido como a temperatura na qual a fase sólida coexiste com a fase líquida. Durante a fusão, a temperatura permanece inalterada até que todo o sólido tenha se convertido em líquido. No ponto de fusão a pressão de vapor do sólido é igual à pressão de vapor da fase líquida. Uma substância orgânica pura possui, geralmente, um ponto de fusão bem definido, isto é, a fusão ocorre em uma faixa estreita de temperatura e por isto, esta propriedade é bastante usada como critério de pureza de uma substância. A presença de impurezas produz, na maior parte dos casos, um alargamento na faixa de fusão, além de abaixar a temperatura de fusão.
O ponto de fusão pode ser determinado com grande precisão mesmo com aparelhos muito simples. A exatidão na determinação do ponto de fusão está estreitamente relacionada com precisão do termômetro utilizado. É importante que a mostra esteja criteriosamente seca para a determinação confiável de seu ponto de fusão.
A determinação do ponto de fusão serve para se obter o grau de pureza de um elemento para que possa dizer que o elemento a ser estudado apresenta-se puro e é analisada sendo colocada em um tubo capilar com a ponta fechada e estará preso ao termômetro por meio de borracha. A amostra deve estar próxima ao bulbo do termômetro.
1. OBJETIVO;
No presente trabalho