Trabalho Psicologia Do Esporte
JULIANA DAL MAGO
PSICOLOGIA DO ESPORTE
Trabalho apresentado à Disciplina de Psicologia e o Mercado de Trabalho, 10ª período do curso de Psicologia da UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste, ministrada pela Professora Msc. Letícia Galery Medeiros.
São Miguel do Oeste, 04 de outubro de 2008
O ESPORTE E A PSICOLOGIA A relação entre Esporte e Psicologia começou a ser estabelecida no final do século XIX com a realização das primeiras investigações sobre aspectos psicofisiológicos e atividade física. Como pode perceber-se, não havia uma definição muito clara do que seria exatamente o esporte e como a psicologia poderiam auxiliar na melhora do desempenho dos atletas. A partir dos estudos desenvolvidos por Coleman Griffith (considerado o pai da Psicologia do Esporte), essa relação passou a ser melhor definida, e conseqüentemente, identificadas as funções do profissional responsável para atuar nessa área (RUBIO & JUNIOR, 2000).
A Psicologia do Esporte é uma nova ciência de treinamento esportivo que tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes.
Dar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas. O papel dos psicólogos responsável pela saúde psíquica de um time se desenvolve a partir de uma abordagem das emoções vivenciadas pelos jogadores em sua rotina de trabalho (COZAC, 2004).
Para Cozac (2004) as demandas psicológicas esportivas são inegáveis. Muitos atletas acabam sucumbindo diante de dificuldades que poderiam ser minimizadas caso houvesse um maior interesse de treinadores e dirigentes na contratação de psicólogos esportivos.
A PSICOLOGIA DO ESPORTE BRASILEIRO NA ATUALIDADE
O psicólogo no Brasil deve se interar sobre as características culturais, históricas, sociais e econômicas de nossa complexa sociedade atual. Várias destas características