Semina rio 2 Hemorragia Digestiva Baixa
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE MEDICINA
HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA
Disciplina: Módulo Digestório I
Professor: Plácido
Aluno: Estevan Taube Borré
Passo Fundo, Março de 2013.
HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA
1. Introdução
A hemorragia digestiva baixa é uma perda de sangue com origem no intestino ou na zona do ânus, e manifesta-se por saída de sangue vivo (ou sangue já digerido) pelo ânus, acompanhando ou não as fezes.
Causas da hemorragia digestiva baixa
Infecções agudas ou crónicas do intestino podem provocar hemorragias, tal como alguns medicamentos que interferem com a coagulação do sangue (aspirina, anti-inflamatórios). Algumas inflamações do intestino podem também originar perdas de sangue. Os tumores intestinais, benignos ou malignos, podem igualmente sangrar. Em pessoas idosas, são frequentes as hemorragias intestinais com origem em divertículos do cólon ou em pequenos vasos sanguíneos da parede intestinal. Outra origem frequente de hemorragia digestiva baixa são as hemorróidas, que habitualmente se manifestam por perdas frequentes de sangue vivo.
2. Sinais e sintomas da hemorragia digestiva baixa
Os sinais podem depender da localização da hemorragia no tubo digestivo, do tipo de lesão que sangra e do volume da hemorragia. As fezes podem ser castanho-avermelhadas (cor de mogno) ou podem apresentar sangue vivo em quantidade variável. Por vezes, as dejecções são constituídas só por sangue. Em algumas ocasiões, há perdas frequentes de sangue só no final da evacuação. Pode também aparecer apenas um vestígio de sangue no papel higiénico.
As perdas de sangue podem acompanhar-se de dores, febre, palidez, boca seca ou sensação de sede. Poderá sentir-se fraco, com tonturas, confuso ou ter um ritmo cardíaco acelerado. A sua tensão arterial pode descer e a sua respiração ser mais rápida. Estes são sinais e sintomas graves que obrigam a recorrer a um Serviço de Urgência hospitalar.
3. Diagnóstico – Como se Diagnostica: