Produção de Texto
Questão 1
a) De que trata o texto? O texto trata da leitura e a forma como ela deve ser encarada (do ponto de vista do autor) e argumenta que a leitura só existe quando há uma argumentação entre o leitor e o texto.
b) Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese. "Concordar com o texto é traí-lo e é, antes de tudo, trair-se..." "...só negando o outro podemos confirmá-lo e nos confirmar, transformar a não-leitura em leitura: aquilo que antes é só possibilidade torna-se, através de mim e por mim, realidade..." "A leitura é diálogo de discordância. Sem discordância hão há entendimento." Em todos os três trechos retirados do texto, o autor utiliza o argumento de que a simples leitura, sem a discordância, sem passar pelo crivo da experiência e vivência pessoal, não completa o ato de ler e não existe o entendimento, segundo o autor.
c) Explique a que conclusão o autor chega? O autor chega a conclusão de que o texto lido não existe, que é apenas um "não-texto" em suas palavras, se não houver a contribuição do leitor com a sua vivência, sua experiência e seu debate. O texto só vai ser texto se quem o ler renegá-lo e contribuir com sua própria essência ao que ali está escrito.
d) Com base na leitura do texto, elabore um parágrafo apresentando sua posição em relação ao assunto. Eu concordo que existe a necessidade de analisar quaisquer textos em face a sua própria vida, experiência e devem sim ser criticados. A interpretação de um texto está intrinsecamente ligado a capacidade intelectual do leitor, e portanto, sujeita ao seu escrutínio.
Questão 2
a) Em que medida o uso do "internetês" pode afetar a língua portuguesa? Há que se prevenir tal uso ou não? O internetês é uma escrita que foi gerada da necessidade de uma comunicação rápida onde o objetivo maior é que a mensagem seja passada, compreendida para este contexto. Apesar de aparentemente alguns considerem que este método virtual pode