trabalho psicanalise
O presente trabalho tem como função comparar o filme “O silêncio dos inocentes” e o texto “Fetichismo”. Nestes dois estudos conseguimos analisar que trata-se de 02 serial killers, completamente distintos.
Dr. Hannibal Lecter, que já foi um psiquiatra conceituado, agora está preso por uma série de assassinatos, se apresenta calmamente e com educação.
Buffalo Bill é o segundo psicopata, engenhoso e que odeia sua própria identidade.
Podemos observar e analisar no filme que a neurose foi iniciada devido a perturbações na infância conforme foi relatado no inicio do filme e toda a história da vida de dr. Lecter foi contado no ultimo filme e que foi recalcada.
ANÁLISE DO FILME
O filme retrata os rituais que acompanham dia a dia o indivíduo neurótico obsessivo. Através do personagem Melvin consegue visualizar a sintomatologia: a maneira com que ele lava as mãos (ou usa luvas), o uso de um sabonete de cada vez, sua organização milimétrica na prateleira, a disposição das roupas em cima da cama de uma maneira ordenada, como forma de controle, e a verdadeira razão deste conflito era a ideia insuportável de perder-se o pânico instalado sobre a suposição de morte.
A predileção dos neuróticos obsessivos pela certeza e pela dúvida leva-os a orientar seus pensamentos de preferência para aqueles temas os quais toda a humanidade está incerta e nossos conhecimentos e julgamentos necessariamente expôs a dúvida. Os principais temas dessa natureza são paternidade, duração de vida, vida após morte e memória na qual todos nós costumamos acreditar, sem possuirmos a menor garantia de sua fidedignidade (Freud, 2006).
Quando Ernst Lanzer veio consultar Freud, ele descreveu uma série impressionante de sintomas obsessivos que tinham se agravado progressivamente a ponto de impedi-lo de trabalhar nos últimos dois meses: medo irracional que acontecesse algo com seu pai amado, assim como a sua “mulher” amada, interferências absurdas que invadiam cada vez mais seu espírito, a