Resenha III Aula I Unidade
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURÍDICA
CURSO: DIREITO, 2º PERÍODO
PROFESSOR: Ms. TÁSSIO RICELLY
JOSÉ CRISTIELIO DE AQUINO
RESENHA
PAU DOS FERROS/RN
2015
MCQUEEN, S.; PITT, B. 12 Years a Slave.[Filme-Vídeo]. Produção de Brad Pitt, direção de Steve McQueen. EUA, 2013. Blue-Ray VHS/NTSC, 2h 40min. color. son.
O filme “12 anos de escravidão” retrata a incrível e indesejável mudança que ocorreu na vida de Solomon Northup, americano, casado, pai de dois filhos, violinista e negro (livre). Northup vivia de forma digna e gozava junto à família de “total” liberdade assegurada pelo seu estado, muito embora, vale ressaltar que naquela época existiam milhares de negros americanos sem suas respectivas cartas de alforria e, consequentemente viviam de forma escrava, servindo aos seus senhores, além disso, a ideia de alforria – liberdade para os negros, ainda não tinha sido totalmente digerida pela sociedade conservadora da época.
Solomon em um dado contexto de sua vida recebeu um irrecusável convite de ir para Washington a negócios, porém, foi enganado, dopado e tornado escravo, seu nome foi mudado e agora passaria a ser chamado de Platt. No ambiente escravista, ele conhece outros negros que foram sequestrados e negros que já nasceram na escravidão. No filme relata a história verídica, da realidade escravista americana daquele contexto histórico, onde negros livres ou negros sequestrados eram utilizados como mercadorias, para servirem como escravos em plantações de cana, algodão, etc. fomentando um lucrativo mercado de homens brancos, ricos e poderosos. O longa, retrata ainda, as canções utilizadas no trabalho escravo, as explorações, culinária, e as terríveis condições que eram impostas ao escravo, além dos aterrorizantes métodos de castigos que eram submetidos aqueles que desrespeitassem de forma direta ou indireta ou até mesmo aqueles que embora inocentes eram acreditados pelos senhores ou encarregados destes