TRABALHO Pronto ENERGIA
Início da energia elétrica.
Desde a Pré História, o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que reduzam o esforço e aumentem seu conforto. Ao dominar a Técnica do fogo, por exemplo, melhorou sua alimentação, iluminação e segurança.
Foi através da transformação do uso do fogo que permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes. Nesse período, os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) também evoluíram bastante, até hoje representam a mais importante fonte de energia, mas foi apenas á pouco mais de 100 anos que surgiu a energia elétrica, símbolo da Era da Informação.
A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.
Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, sempre com várias teorias, cada uma com sua importância para se chegar à atual energia elétrica que conhecemos hoje.
Inicio da Energia elétrica no Brasil
O uso corrente da eletricidade iniciou-se no Brasil em 1879, na mesma época em que ocorreu na Europa e na central dos Estados Unidos, logo após o invento da lâmpada elétrica, inventada por Thomas Edson.
Nesse mesmo período, no Brasil, a Câmara Municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, aprovava, em 1881, a substituição da iluminação pública a gás pela iluminação a energia elétrica. Dois anos depois, em junho de 1883, nessa mesma cidade, era inaugurado o primeiro serviço público de iluminação elétrica da América do Sul, na presença do imperador D. Pedro II.
Esse sistema em corrente contínua tinha capacidade de 52 kW e fornecia energia para iluminar 39 lâmpadas.
Em 1889, seis anos após a experiência pioneira no norte fluminense, a