Trabalho Pronto Defeito No Fechamento Do Tubo Neural
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE – FAS
CURSO DE MEDICINA
PALOMA DE OLIVEIRA DOURADO
DEFEITOS DE FECHAMENTO DO TUBO NERVOSO
Lauro de Freitas
2015
DEFEITOS DE FECHAMENTO DO TUBO NERVOSO
O fechamento da goteira neural é fundamental para a formação o tubo neural, sendo, portanto, uma etapa importante no processo de formação do Sistema Nervoso. No entanto, podem ocorrer falhas durante o fechamento de tal estrutura, tanto na porção superior do tubo –ocasiona malformações como espinhas bífidas –quanto na porção inferior - provoca anencefalia, incompatível com a vida.
A espinha bífida, também conhecida como espinha bifurcada, é uma anormalidade congênita relacionada com a malformação do tubo neural, ocorre na terceira e quarta semana de gestação. Essa patologia trata de uma das lesões da medula espinhal mais observadas, podendo afetar toda extensão da mesma. A etiologia de tal doença é multifatorial, está associada a baixas condições sócio-econômicas, baixa escolaridade dos pais, exposição à hipertermia no início da gestação, hiperglicemia, obesidade materna e medicamentos antagonistas do folato. Nesse sentido, é válido ressaltar a relação existente entre os defeitos na via do metabolismo do folato e a expressão da afecção, sendo que agentes externos dividem efeitos com fatores genéticos.
O metabolismo do folato é responsável pela regulação de vias básicas para o cresimento, diferenciação e proliferação celular, inclui, portanto, o metabolismo de metionina, síntese de purinas e pirimidinas, síntese de lipídeos da membrana e metabolismo de drogas. Dessa forma, o fechamento do tubo neural demanda atividade metabólica intensa, e a ação anormal de um gene ou cofator pode acarretar em falha no fechamento adequado do tubo neural.
Ademais, outros fatores supracitados também corroboram para o aparecimento da mielomeningocele, como a hiperglicemia A hiperglicemia, diabetes e outros distúrbios do