trabalho Prointer Metodos quantitativos
1.1 A estatística é um ramo da matemática
.Que teve origem semelhante. ”A ciência que uni a clareza do raciocínio á síntese da linguagem; originou-se do convívio social, das trocas; da contagem, com caráter pratico, utilitário e empírico.
.Na antiguidade já se faziam os registros de habitantes, de nascimentos, óbitos, estimativas de riquezas individuais e sociais, etc.
.Já na idade media as informações eram recolhidas com a finalidade tributária.
.No século xvI deu inicio as primeiras análises de fatos sociais, batizados, casamentos, funerais, dando origem as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros relativos;
.Diante a tais fatos, no século xvII foi adquirido proporções verdadeiramente científicas.
.Venho então, o batismo a nova ciência (ou método)com nome de estatística, determinando assim os seus objetivos e suas relações com a ciência.
1.2 Método .Existem varias definições para métodos mencionadas então, diversas definições, por: Lekatos e Marconi; (1982. 30-40) .Método é o “caminho pelo qual se chega a um determinado resultado...” (Hegem Berg, 1976: 1-115).
1.3 A estatística
.Podemos afirmar que a estatística não é única, abrange muito que um simples traçado de gráficos e cálculos de medidas. Veremos o que pode ser essa definição:
A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumindo, analisa-los interpreta-los e deles extrair conclusões.
Dois métodos científicos que podemos destacar; o método experimental e o método estatístico.
.O método experimental mantém sempre suas causas (fatores) menos uma e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos caso existir.
.O método estatístico diante da impossibilidade de se manter causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as registrando essa variação e procurando determinar