TRABALHO PROFIBUS DP
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
1. Resumo
2. O PROFIBUS DP é a solução de alta velocidade (high-speed) do PROFIBUS. Seu desenvolvimento foi otimizado especialmente para comunicações entres os sistemas de automações e equipamentos descentralizados. Voltada para sistemas de controle, onde se destaca o acesso aos dispositivos de I/O distribuídos. É utilizada em substituição aos sistemas convencionais 4 a 20 mA, HART ou em transmissão com 24 Volts. Utiliza-se do meio físico RS-485 ou fibra ótica. Requer menos de 2ms para a transmissão de 1 kbyte de entrada e saída e é amplamente utilizada em controles com tempo crítico.
3. Objetivo
4. Serãoabordados os princípios de funcionamento da rede Profibus – DP, a finalidade de aplicação desse tipo de rede, descrição do protocolo, topologia implementada no sistema, e por fim alguns exemplos de dispositivos e fabricantes.
5. Introdução
6. O protocolo Profibus (este nome vem da sigla Process Field Bus, ou Barramento de campo de processos) é uma tecnologia que surgiu da crescente necessidade de aquisição cada vez maior de informações de processo, cujas pesquisas iniciais datam do ano de 1987 na Alemanha, reunindo cerca de 21 instituições (empresas, universidades, etc.). Nesta época foram desenhados dois protocolos vinculados à especificação Profibus, que são:
7. Atualmente, 90% das aplicações envolvendo escravos Profibus utilizam-se do PROFIBUS DP. Essa variante está disponível em três versões: DP-V0 (1993), DP-V1 (1997) e DP-V2 (2002). A origem de cada versão aconteceu de acordo com o avanço tecnológico e a demanda das aplicações exigidas ao longo do tempo.
8.
9. Figura 1: Versões do Profibus - DP.
10.
11.
12.
13.
14.
15. Desenvolvimento
16.
16.1 Princípios de funcionamento
17. Profibus DP na maioria das vezes usa um único dispositivo mestre classe 1 ( mono-master ), polling ciclicamente muitos escravos distribuídos. Contudo, Profibus também permite a comunicação acíclica entre classe 2 senhores e escravos, fazendo