Trabalho Processos De Fabrica O
Materiais para ferramentas de Usinagem
Materiais para ferramentas de usinagem deve apresentar uma alta dureza, tenacidade suficiente para evitar falha por fratura, alta resistência ao desgaste, alta resistência à compressão, alta resistência ao cisalhamento, boas propriedades mecânicas e térmicas à temperaturas elevadas, alta resistência ao choque térmico e alta resistência ao impacto.
Princípio da usinagem Cisalhamento pelo efeito de ferramenta na forma de cunha, chamada ferramenta de corte. Ângulo de cunha menor que é corte mais fácil, ferramenta menos resistente ou maior onde o corte mais difícil, ferramenta mais resistente Aquisição de peças por retirada progressiva de material por corte (cisalhamento). Material removido é chamado cavaco. * método secundário de fabricação: confere melhores tolerâncias dimensionais e acabamentos superficiais às peças fundidas ou forjadas. * permite obtenção de pouca quantidade de peças a partir de blocos de material metálico * produção seriada a baixos custos. * obtenção de detalhes, roscas internas e externas. A ferramenta deve ser feita de com um material que, quando comparado ao material a ser usinado, deve apresentar características que mantenham seu desgaste no nível mínimo. Considerando-se que existe um aquecimento tanto da ferramenta quanto do material usinado, por causa do atrito, o material da ferramenta deve ser resistente ao encruamento e à microssoldagem. Encruamento: é o endurecimento do metal após ter sofrido deformação plástica resultante de conformação mecânica. Microssoldagem: é a adesão de pequenas partículas de material usinado ao gume cortante da ferramenta.
A ferramenta deve ser dura, mas não a ponto de se tornar quebradiça e de perder resistência mecânica. Ela deve ser de um material compatível, em termos de custo, com o trabalho a ser realizado. Qualquer