Trabalho processadores 8086
Tecnologia que permite que um processador funcione como vários computadores independentes, sendo possível assim que vários sistemas operacionais possam ser executados simultaneamente em uma mesma máquina, sem necessidade de modificações radicais no Sistema Operacional. A Virtualização é útil para Isolamento de Sistemas, utilização de Múltiplos Sistemas e Migração de Sistemas.
A Intel possui duas tecnologias voltadas para virtualização Baseadas em Hardware: A Intel VT-x e Intel VT-i.
Intel VT-x – Tecnologia que dá suporte a Virtualização para processadores baseados na arquitetura IA-32 ou x86, que possui o conjunto de instruções VMX (Virtual Machines Extensions). O VMX permite os modos de execução Root e Não-root. Normalmente os VMMs (Virtual Machine Monitor) operam em modo Root, enquanto os “programas convidados’’ operam no modo Não-root.
Intel VT-i – Tecnologia que dá suporte a Virtualização para processadores baseados na arquitetura Itanium ou IA-64. Permite um maior controle em relação às operações em modo Root e Não-root.
Existe ainda outra tecnologia de Virtualização da Intel chamada de VT-d que garante às VMs acesso direto a dispositivos ou periféricos do Host hospedeiro. Isso torna possível a virtualização de dispositivos PCI como placas de rede, controladores de disco e placas de vídeo, através de remapeamentos de transferências de DMA (Acesso Direto a Memória) e remapeamentos de IRQs. O resultado dessa tecnologia, que também é conhecida como Intel VT-d For Direct I/O, é o maior controle do hardware real por parte dos “hóspedes” (as VMs) e conseqüentemente um melhor desempenho. Multitarefa
Característica que permite aos Sistemas Operacionais dividir a utilização do processador entre várias tarefas (processos) de forma aparentemente simultânea.
Atualmente, a Multitarefa é gerida pelo Escalonador de Processos (Scheduler) que é responsável pelo gerenciamento da prioridade dos processos, dando uma maior prioridade para processos do