Evolu O Dos Processadores
EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES
NOME:LEONARDO SABINO DE SOUZA N°21 EME-1
PROFESSOR(a):Bruno Baruffi
Praia Grande, Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
O processador, também conhecido como CPU, é peça fundamental dos computadores. E não estamos falando apenas dos famosos PCs. Celulares, vídeo games, smartphones, tablets: todos esses dispositivos precisam de processadores para funcionar. Esse componente tão vital é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, veremos a evolução dessa invenção que mudou o futuro.
HISTÓRIA
Na primeira metade do século XX surgem as válvulas termiônicas, que baseavam-se no princípio termiônico , utilizando um fluxo de elétrons no vácuo. Esses equipamentos possibilitaram a criação dos primeiros computadores, como o conhecido ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), composto por cerca de 18 mil válvulas e capaz de processar 5000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo. Ele foi utilizado para propósitos militares em cálculos de trajetórias de mísseis e codificação de mensagens secretas, porem eram extremamente caros e consumiam muita energia e muito espaço. A criação do transistor anunciou que uma nova era da eletrônica estava surgindo. Comparado as válvulas termiônicas, tecnologia dominante até o momento, o transistor mostrou ser significativamente mais confiável, necessitando de menos energia e, o mais importantemente, podendo ser miniaturizado a níveis quase microscópicos. O primeiro transistor foi criado em Dezembro de 1947 pelos pesquisadores da empresa “Bell Laboratory” anunciando uma nova era da eletrônica de estado sólido.
Componente básico de um processador, o transistor é exatamente o avanço na tecnologia de fabricação destes componentes que possibilitou a grandiosa evolução dos processadores.
Os transistores eram feitos de germânio, um semicondutor metálico, porém