Trabalho Previdencia Social 1
Diretoria de Saúde
Curso de Serviço Social
RA : 314202953 Maria Cristiane RA: 914202474 Mariana Chaves
RA: 914201055 Natalia Matioli
PREVIDÊNCIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
São Paulo
2015
INTRODUÇÃO
A nossa atual Previdência Social, conhecida nos seus primórdios como Seguro Social começou a sua implantação na fase final da República Velha. Onde quem dominava o governo era a “oligarquia cafeeira”, com a repressão de alguns movimentos proletários, se da a prática de aquiescência de alguns setores ligados ao Estado e agro-exportação.
E na efervescência dessa repressão dos movimentos populares como o dos ferroviários que pressionavam o governo para melhores condições de trabalho, nasceria a Lei que legitimou o Seguro Social. Uma figura importante para que isso acontecesse foi o Parlamentar Eloy Chaves que na época ocupava o cargo de secretário da justiça de São Paulo.
Sendo assim em meio a esse período conturbado, Arthur Bernardes candidato a presidência, visando apoio dos setores trabalhistas usou a Lei como uma forte promessa de sua campanha. Sendo eleito colocou em prática a lei Eloy Chaves aprovada pelo Parlamento em 1922, instituindo então as CAP (Caixa de Aposentadoria e Pensão)
O Seguro Social Baseou-se no modelo de República Argentina onde tinha quatro benefícios principais: medicina curativa, aposentadoria por tempo de serviço, velhice ou invalidez, pensões para dependentes e ajuda para funerais. Tendo o beneficio para setores específicos da força de trabalho.
A expansão do Seguro Social será paulatina, onde sua vinculação não era para todos, sendo privilegiados então, somente alguns setores. Tendo inicio principalmente os ferroviários (objeto de lei votada em 1923) posteriormente os estivadores e marítimos (para os quais a legislação é estendida em 1926) atingindo então pouco mais de 140 mil dos setores privados.
Mas a partir da década de 30 terá uma aceleração de sua ampliação com politica global vinculada ao