trabalho port
Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar.
O texto publicitário pode ser dividido em duas vertentes: a apolínea, que é baseada em argumentos e narrativa racional e a dionisíaca, capaz de despertar emoções no leitor.
Escrever um bom texto publicitário requer criativida, porque tem como intenção seduzir e criar um laço de cumplicidade com o leitor, muitas vezes alterando a sua atitude. Apesar disso, para redigir um bom texto publicitário não é preciso apenas criatividade, é necessário conhecer o contexto do produto ou empresa, e saber as melhores formas e técnicas de persuasão.
Características do texto:
Ambiguidades de sentido;
Recursos expressivos;
Paralelismo e permutas sintáticas;
Métrica, ritmo e rima;
Construção e desconstrução vocabular e frásica;
Modificação de provérbios e expressões idiomáticas;
Exórdio: É o título do texto, que tem a função de chamar a atenção do leitor em poucas palavras. Aqui o redator precisa incluir já o tema do anúncio e deixar quem está com a peça na mão com vontade de saber mais sobre o produto. Exemplo: Água X, a melhor para sua vida.
Narração: Apresenta os fatos de forma muito objetiva. Geralmente usa-se um argumento que faça o leitor concordar naturalmente e que deixe a leitura mais confortável. Exemplo: água faz bem à saúde e é essencial para a vida da gente.
Provas: Nesta fase as qualidades e características do produto ou serviço anunciado são mencionadas. Exemplo: a água X vem da fonte de Lindóa, com o maior índice de pureza do mercado.
Peroração: É a parte responsável por fechar o discurso, reforçando a ideia apresentada no título e ordenando o leitor a fazer o que o texto propõe. Exemplo: Para garantir uma rotina saudável, beba água X.
Slogan: Frase identificativa que expressa uma filosofia da empresa ou produto em questão, indicando o posicionamento da empresa ou da marca. Ex: