Trabalho Ponto
PEDAGOGIA 5°C
Bianca Soares Silva
Bruna Rodrigues dos Santos
Grasiely Canton Custódio
Jéssica Akemi Yamamoto
Luciana de Oliveira Quaresma
Tatiane de França Nunes
São Paulo, 01 de junho de 2015
Tema: Alimentação Saudável
1. Assunto: A importância de uma alimentação saudável
O que motivou a escolha do tema:
Maus hábitos alimentares são iniciados cada vez mais cedo, somados ao sedentarismo, são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil no Brasil, segundo Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Cada vez mais cedo as crianças são apresentadas a alimentos gordurosos ou com muito carboidrato, como bolo, pão doce, batata frita e biscoito recheado, e com adição de açúcares”, diz o especialista. As consequências da obesidade infantil são as mesmas sofridas por um adulto: alterações dos níveis de colesterol, hipertensão arterial sistêmica, problemas articulares, Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e diversos problemas cardiovasculares.
O tema alimentação saudável é de extrema valia para a criança e ao longo de toda sua vida. Trabalhar a proposta de incentivar a alimentação saudável é necessário para que as crianças compreendam a importância dos alimentos e seus nutrientes para a saúde. A ideia é bastante pertinente, pois nesta fase as crianças tendem a optar por alimentos com poucos nutrientes.
Este assunto é de extrema importância na formação dos alunos, pois os influenciará em suas futuras escolhas alimentares, contribuindo para a prevenção de doenças e manutenção da sua saúde. Pois muito se sabe sobre a influência da mídia nos hábitos das pessoas; com as propagandas de alimentos ditos ¨ saudáveis¨, porém com pouco nutrientes, se faz cada vez mais necessário trabalhar este assunto desde cedo com as crianças.
De acordo com os PCNs Hábitos alimentares precisam ser criticamente debatidos em grupos como forma de avaliar a geração