trabalho policiamento comunitario
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ESO
CURSO DE CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA
FABIANE SARAIVA DOMINGUES
GEISE GUIMARAES MILANEZ
HARIELA AZEVEDO DIAS
CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA: Estratégia a ser utilizada para combater o fenômeno e resgatar a credibilidade da Policia Militar do Estado do Amazonas.
Manaus – AM
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ESO
CURSO DE CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO E GESTÃO INTEGRADA
Manaus – AM
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz a perspectiva de uma nova policia, bem como a relação com a comunidade, buscando o ponto de desencadeamento da violência em seus variados contornos na constituição desta.
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
Por outro lado, constata-se que a violência existe com a conivência de grupos das polícias, ou muitas fezes pela própria policia. Contudo, o objetivo principal é buscar um novo modelo de policia e o relacionamento com a sociedade.
Combater as causas é a melhor maneira de acabar com a violência
A repressão à violência não se faz à força. Isso se faz, em primeiro lugar, pela educação, esperando-se resultados positivos no futuro.
Trata-se de uma questão conjuntural e estrutural ao mesmo tempo, não podendo ser resolvida de imediato, de forma isolada e individual. É preciso uma ação coletiva, envolvendo o mundo da Educação, da cultura e outros importantes da sociedade.
Além das ações práticas cotidianas, tais como policiamento maior, é preciso reeducar os valores, pois muita