Fichamento Policiamento Comunitário Capítulos IV e V
Policiamento Comunitário: quarto e quinto capítulos. (p. 71 - 100).
SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY, David H. Policiamento Comunitário: Possíveis Obstáculos ao Policiamento Comunitário e O Valor do Policiamento Comunitário – Editora Universidade de São Paulo - EDUSP. São Paulo, 2006.
2. – RESUMO DAS IDEIAS DO AUTOR
Em seus capítulos quatro e cinco, o autor do livro Policiamento Comunitário, tem como objetos de análise os obstáculos ao policiamento comunitário e o valor dessa atividade. Partindo de tais análises, o autor identifica, sobremodo, a necessidade de se antecipar e facilitar uma mudança de valores, as quais perpassam, inclusive, pela reestruturação do organograma de um departamento policial. Skolnick e Bayley buscam ainda nos conceitos normativos de comunidade, policiamento comunitário e relação Estado-comunidade, o referencial para verificar como essas ideias estão presentes nas práticas culturais dos policiais em suas relações dentro e fora da corporação, sendo estes fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento desse tipo de atividade policial. O policiamento comunitário é entendido como o conjunto genérico de programas que têm os seguintes objetivos: a) fortalecer os elos entre polícia e cidadãos; e, b) descentralizar a atividade policial.
3. – FICHAMENTO
3.1. Capítulo IV – Possíveis obstáculos ao Policiamento Comunitário
A cultura tradicional da polícia
"Todos os estudiosos do policiamento consideram que o modo particular como o policial enxerga o mundo ao seu redor e seu papel dentro dele é uma chave indispensável para a compreensão do comportamento e das atitudes da polícia. "É lugar comum da leitura sociológica atualmente volumosa sobre as operações e arbítrio da polícia" escreve Robert Reiner, "que o policial de baixa patente é o principal determinante do policiamento no lugar onde ele é relevante - na rua". (...)" (p. 71-72).
A juventude da polícia
"Os que se engajam no trabalho policial são sempre muito