trabalho pim
É tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando às ações que o usuário espera que o dispositivo realize, tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos..
Um sistema de computação é constituído basicamente por hardware e software. O hardware é composto por circuitos eletrônicos (processador, memória, portas de entrada/saída, etc.) e periféricos (teclados, mouses, discos rígidos, unidades de disquete, CD ou DVD, dispositivos USB, etc.). Por sua vez, o software de aplicação é representado por programas destinados ao usuário do sistema, que constituem a razão final de seu uso, como editores de texto, navegadores Internet ou jogos. Entre os aplicativos e o hardware reside uma camada de software multifacetada e complexa, denominada genericamente de Sistema Operacional. Ele deve resolver alguns desafios como ele é estruturado para alcançar seus objetivos. s dispositivos físicos, que permita abstrair as diferenças tecnológicas entre eles. O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. O sistema operacional é uma estrutura de software ampla, muitas vezes complexa que incorpora aspectos de baixo nível (como drivers de dispositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a própria interface gráfica).
Um sistema operacional deve gerenciar os recursos do hardware, fornecendo-os às aplicações conforme suas necessidades. Para assegurar a integridade dessa gerência, é essencial garantir que as aplicações não consigam acessar o hardware diretamente, mas sempre através de pedidos ao sistema operacional, que avalia e intermedeia todos os acessos ao hardware.
Núcleo, drivers, utilitários e aplicações são constituídos basicamente de código de máquina. Todavia, devem ser diferenciados em sua capacidade de interagir com o hardware: