Trabalho pim
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO
TOPOLOGIA DE REDES
Aluno___________________________________ Aluno___________________________________ Aluno___________________________________ Aluno___________________________________ Aluno___________________________________
BELÈM 2012
TOPOLOGIA
A topologia de uma rede corresponde à estrutura de interconexão física das estações que a compõem. Essa estrutura de interconexão pode refletir tanto a localização das estações, como o fluxo de informação gerado entre elas. No caso de Redes Locais de computadores, a interconexão das estações é realizada através das interfaces ou nós de comunicação, conforme mostrado na figura 1.
As interfaces podem ser construídas como uma unidade separada da estação, ou como no caso do IBM PC, uma placa inserida no barramento. Figura 1 - Interconexão das estações
Em princípio, existem várias maneiras de se configurar a interconexão dos nós ou estações num ambiente localizado. Cada uma dessas maneiras apresenta características próprias, com diferentes implicações quanto ao desenvolvimento, operação e manutenção da rede. A topologia é dependente do tipo de rede escolhida, sendo um dos parâmetros de escolha da rede local.
As topologias mais usuais e suas características básicas são descritas a seguir.
Estrela
A topologia em estrela ou radial, conforme ilustrado na figura 2, é uma estrutura de interconexão bastante utilizada pelos sistemas de computação ditos "tradicionais". Nessa estrutura, todas as decisões de roteamento são concentradas num único nó de comunicação chamado nó central, simplificando bastante, nesse aspecto, a implementação de cada um dos outros nós. Cada estação ou nó secundário é ligado fisicamente apenas ao nó central (ligação ponto a ponto).
As características dessa topologia são:
-vulnerável à falha no nó central;
- roteamento centralizado;
- ligações ponto a ponto;