trabalho pim III d
Este trabalho foi elaborado visando uma abordagem acerca da pesquisa realizada, buscando fazer uma descrição e análise das práticas de gestão organizacional da Servimed Comercial Ltda. Sobre a análise das finanças de uma organização recaem os olhares de seus investidores, clientes, parceiros e colaboradores, mas a administração dos recursos financeiros é uma ciência, cujo exercício requer conhecimentos técnicos e acadêmicos. “A Gestão Financeira, também chamada popularmente de finanças, é um ramo da administração financeira relativamente recente enquanto parte de uma ciência social. Todavia, a questão dos recursos financeiros é muito antiga.” (D’ÁMATO, 2012, p.1).
A Ciência da Gestão Financeira utiliza-se de várias ferramentas de outros Ramos do Conhecimento para a tomada de decisão. Cabe à Gestão Financeira a avaliação dos dados que representam a realidade patrimonial da empresa e a tomada de decisão de acordo com o planejamento estratégico traçado pela Companhia. “Atualmente, a maioria das decisões tomadas por uma empresa é mensurada em termos financeiros (lucro, prejuízo, ganho, perda etc.) e, assim, é natural que o administrador financeiro ocupe papel importante na operação da empresa.” (D’AMATO, 2012, p.1).
Assim, a Gestão Financeira é função de grande responsabilidade e que exige o conhecimento teórico e acadêmico no seu exercício. Atualmente, o ambiente competitivo forçou as organizações a adotarem estratégias que as evidenciem e possibilitem corresponder às expectativas do mercado, levando-as a medidas mais dinâmicas quando se trata da gestão de negócios. Este novo cenário aponta para a necessidade das organizações em elaborarem uma gestão mais eficaz, buscando construir uma estratégia sólida e exclusiva. Diante do novo processo político e econômico da globalização e com o auxílio das novas tecnologias de informática, as estratégias de investimentos e de produção das grandes empresas são cada vez mais orientadas pela perspectiva de