Trabalho pedagógico na educação infantil.
Trabalho De Trabalho pedagógico na educação infantil.
Resumo – texto: A Importância do Brincar na Educação Infantil.
1-INTRODUÇÃO.
A brincadeira e coisa séria , pois ela faz com que a criança se expresse, interaja, e aprenda a lidar com o mundo. A brincadeira recria situações do cotidiano formando em si a personalidade da criança, deste modo podemos ver a importância do brincar.
O lúdico e de extrema importância, pois leva ao aluno a sensações e emoções fundamentais para o desenvolvimento. Logo assim pelo fato das brincadeiras estarem envolvidas ao desenvolvimento da criança, ela deve ser inserida no contexto escolar com objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem. A brincadeira promove a integração entre as crianças fazendo com que ela desenvolva seu comportamento social e cognitivo.
Hoje tantos os pais como alguns professores tratam a brincadeira como apena lazer , mais ela não e apenas um lazer. Dentro deste artigo pretendemos levar uma reflexão , onde transformaremos a visão do lúdico como forma de aprendizagem.
2-O brincar na sociedade.
O brincar é tão importante á criança como se alimentar e descansar, por meio do brincar a criança estabelece relações de conhecimento consigo, com os outros e com o mundo.
De acordo com Kishimoto, a brincadeira também influencia a cultura na criança.
A cultura é algo que pertence a todos e compreende objetivos comuns, brincar é a primeira forma de cultura, uma linguagem pela qual nos expressamos e nos apossamos gradativamente.
Desde a antiguidade as pessoa brincam entre si , mais ao passa do tempo as brincadeiras foram se evoluindo.
Kishimoto também descreve as influencias que portugueses, negros e índios inseriram na cultura infantil brasileira, como por exemplo os português trouxeram de sua cultura os versos, adivinhas e lendas já os negros trouxeram consigo os jogos simbólicos e os índios jogos envolvidos a natureza e