trabalho pedagogia
Grupo - 2 Pólo UAB Matão
Tutor a Distância
Alice Conceição Christófaro
Tutora presencial
Sabrina Gorni Cimatti
Cursista
Rita de Cassia Castro Tolini
Disciplina
Avaliação da Aprendizagem
Data
20/05/2013
Avaliação na Aprendizagem
A avaliação deve ser um processo permanente e sua finalidade deve estar voltada para o levantamento das dificuldades do aluno. Avaliar não é somente aplicar provas e trabalhos, avaliar é acompanhar passo a passo todas as expectativas do aluno, é orientá-lo nas suas mais diversas necessidades da aprendizagem.
Avaliando o aluno, o professor tem a chance de diagnosticar o que o aluno sabe e o que não sabe, assim poderá investir em diferentes métodos para que ocorra uma aprendizagem mais adequada e eficaz.
A avaliação também deve ser de um processo de interação entre professor e aluno e a reflexão sobre os erros é fundamental, assim as técnicas avaliativas serão vencidas e adequadas aos conteúdos.
Para avaliar, são necessários instrumentos e procedimentos diversificados e em sala de aula o que funciona com os meus alunos é a observação. A observação é uma das mais poderosas técnicas para se avaliar os alunos. Ela me auxilia na hora de conhecê-los em diversas situações.
O professor deve estar sempre atento, olhar, ouvir, ver tudo o que o cerca em um ambiente escolar. O professor quando observa identifica as dificuldades do aluno, suas habilidades, atitudes e interesses. Ele analisa suas conquistas e seus conhecimentos.
A observação possibilita uma analise do comportamento do aluno no processo de avaliação e aprendizagem.
Referências Bibliográficas
Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
Coleção Raízes e Asas. Vols. 8. São Paulo: Cenpec, 1996
Luckesi, Cipriano C. Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola ? Série Idéias, n.8, p.71 – 80 ; FDE, 1998. São Paulo