Trabalho Pcp
Entende-se por estoque quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, e de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo; constituem estoques tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção. Os estoques representam um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira da maioria das companhias industriais e comerciais. Sua correta determinação no início e no fim do período contábil é essencial para uma apuração adequada do lucro líquido do exercício. Os estoques estão intimamente ligados às principais áreas de operação dessas companhias e envolvem problemas de administração, controle, contabilização e principalmente de avaliação.
Porque o estoque é necessário?
O principal objetivo do estoque é a otimização do seu investimento. Vantagens de manutenção de estoques são muitos como ele fornece um buffer para as empresas contra as exigências de qualidade. Se os preços dos produtos são esperados para aumentar no futuro, em seguida, um elevado nível de inventário também pode dar um ganho de capital para as empresas. Alto nível de estoques também pode eliminar o risco de queda de fornecimento no futuro. Escassez de demanda; protegem contra as incertezas do mercado; permitem produção ou compra econômicas; assegura o emprego uniforme da mão de obra.
Quais são as desvantagens de se manter o estoque?
A principal desvantagem de manter altos níveis de estoques: aumentará os custos de gerenciamento de armazenagem. Em segundo lugar, se os preços dos bens terminados deverão cair à empresa pode obter a perda de capital. Gestão de inventário pobre pode resultar em perda de estoque devido á obsolênscia. Despesas de processamento mais altas, aumento do custo com transporte de produtos. Perda de descontos na aquisição de materiais.
Quanto de estoque uma operação deve manter?
A administração geral da empresa deverá determinar ao departamento de