TRABALHO PAULO SIMOES
CURSO : AUTOMAÇAO INDUSTRIAL.
TURMA: MANHA
TRABALHO: TIPOS CLP
PROFESSOR: PAULO SIMOES
Introdução
O Controlador Lógico Programável é um equipamento de controle industrial microprocessado, utilizado em sistemas de automação flexível, criado inicialmente para efetuar o controle lógico de variáveis discretas, e atualmente usado para todos os tipos de controle. São ferramentas de trabalho muito úteis e versáteis para aplicações em sistemas de acionamentos e controle, e por isso são utilizados em grande escala no mercado industrial. [1]Instrumentação Industrial, Egídio Alberto Bega (organizador). Rio de janeiro: Interciência: IBP,2003.
Definição Técnica
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. [2](www.cefetsp.br/edu/davila/CLP/Clp_5_davila.pdf).
O que é um Controlador Lógico Programável?
O CLP é um dispositivo microprocessado que foi inventado para substituir circuitos lógicos de relés necessários para controle de máquinas, executando lógicas de intertravamento digitais com várias vantagens. Em função disso, podemos salientar a compactação dos painéis e a facilidade de alteração da lógica de intertravamento, a reutilização de painéis e a redução do tempo de remodelagem de linha de produção. Com a evolução dos recursos eletrônicos, possibilitou a capacidade de realizar tarefas simples como a lógica de ligar e desligar um motor até as atividades mais complexas que envolvem a implementação de funções que utilizam outras linguagens de programação como C, C++ e entre outras.
Este dispositivo nasceu dentro da General Motors em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. A sua grande vantagem era a reprogramação sem necessidade de realizar