trabalho paulo mendes
O Club Atlético Paulistano é um clube poliesportivo brasileiro sediado em são Paulo, fundado em 29 de dezembro de 1900, pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, as cores utilizadas foram vermelho e branco. Sua sede encontra-se no Jardim América, próximo a Avenida Paulista.
O Club Atlético Paulistano conta com times de diversas modalidades esportivas amadoras, possuindo a única quadra no Brasil de pelota basca e gerou a sociedade harmonia de tênis. E é até hoje um dos clubes mais exclusivos do Brasil.
Uma plataforma habitável semienterrada, cuja cota superior estaria posicionada a meia altura em relação ao transeunte da Rua Colômbia, abriga boa parte do programa solicitado e pode ser entendida como uma continuação do piso urbano, qual praça semi-elevada e aberta, possibilitando franco acesso às arquibancadas do ginásio coberto; desde o clube, a praça é também mirante, terraço que devolve ao uso comum à área livre e aberta anteriormente existente e agora ocupada pelo ginásio, realizando assim o entendimento corbusiano do teto-jardim como instrumento de recuperação urbana do espaço privativamente ocupado da cidade.
O Ginásio do Clube Atlético Paulistano possui uma estrutura de concreto armado combinada com a suspensão da cobertura metálica por cabos de aço. O edifício é concebido levando em conta a qualidade urbanística dos espaços: uma extensa plataforma retangular – esplanada e abrigo de atividades complementares -, em cujo centro situa-se o ginásio, propriamente dito: um anel de concreto armado, apoiado sobre seis pilares que se afastam no espaço para receber a carga da cobertura metálica central tensionada por cabos de aço. O edifício é vazado para a rua, permitindo a entrada de luz, preservando a perspectiva visual, e proporcionando uma circulação por meio de rampas suaves que cruzam o eixo do ginásio e favorecem o acesso ao patamar superior, onde está tanto a rua quanto a esplanada e os jardins internos do clube.
Mube