trabalho oficial sobre calor
DANOS A SAÚDE CAUSADOS PELO CALOR
SÃO JOSE DOS CAMPOS
02/07/2013
LUCY RODRIGUES DA MOTA
DANOS A SAÚDE CAUSADOS PELO CALOR
TRABALHO SOLICITADO PELA DISCIPLINA
HIGIENE OCUPACIONAL SOB ORIENTAÇAO
DO PROFESSOR: MAURÍLIO DONIZETTI
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
02/07/2013
O calor excessivo no Ambiente de trabalho
Muitos trabalhadores passam parte de sua jornada diária diante de fontes de calor. As pessoas que trabalham em fundições, siderúrgicas, padarias, - para citar apenas algumas indústrias - frequentemente enfrentam condições adversas de calor que representam certos perigos para a sua segurança e saúde.
A exposição ao calor produz reações no organismo
Os fatores ambientais que afetam a saúde do trabalhador quando exposto ao calor excessivo em sua área de trabalho, são: temperatura, umidade, calor radiante (como o que provém do sol ou de um forno) e a velocidade do ar. As características pessoais são talvez o fator que mais pesa durante a exposição ao calor. Podemos considerar as seguintes: a idade, o peso, o estado físico, as condições orgânicas e a aclimatação ao calor.
O corpo reage às altas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea na pele, fazendo subir a temperatura nessa área. O corpo, então, perde o excesso de calor através da pele. Sem dúvida, na medida em que os músculos estão sendo exigidos pelo trabalho físico, parte do sangue flui para a pele para liberar o calor.
Transtornos causados pelo calor
Insolação – Este é um dos mais sérios problemas de saúde que o trabalhador enfrenta. Surge em decorrência da falta de mecanismo do corpo para regular sua temperatura interior. A transpiração cessa e o corpo já não consegue se livrar do calor excessivo. Os sinais são:
a) Confusão mental
b) Delírio
c) Perda da consciência
d) Convulsão
e) Coma
A insolação pode matar, a menos que a pessoa receba a tempo tratamento de