trabalho não presencial
1) Qual o papel revolucionário e civilizatório atribuído à burguesia por Marx e Engels em o Manifesto Comunista?
A burguesia substituiu a dominação disfarçada por pensamentos religiosos por uma dominação descarada, que não se baseia em crenças para existir. Essa nova dominação veio com a revolução dos modos de produção, com isso das relações de produção e assim, das relações sociais existentes. Isso faz com que a sociedade envolvida se torne civilizada. Logo, a burguesia é responsável pela revolução dos meios produção, que originam a mudança nas afinidades sociais e por subordinar indivíduos a serem civilizados, sendo esse o papel denominado à essa classe por Karl Marx e Friedrich Engels em o Manifesto Comunista.
2) Qual o duplo aspecto da mercadoria conforme Marx em O Capital?
O duplo aspecto da mercadoria conforme Karl Marx em O Capital é o valor-de-uso e o valor-de-troca. Para ele, esses são os aspectos principais que compõem a mercadoria. No valor-de-uso a mercadoria é caracterizada como um objeto de consumo utilizado para satisfazer uma necessidade ou como meio de produção. O valor-de-troca a mercadoria é utilizada para ser trocada por outra ou por dinheiro. Nesse aspecto da mercadoria se desconsidera suas particularidades para se considerar apenas seu valor.
3) Qual a definição de fato social elaborada por Émile Durkheim em As Regras do Método Sociológico?
A definição de fato social por Émile Durkheim em As Regras do Método Sociológico é de todo modo de agir sentir e pensar, exterior ao indivíduo, coercitivo e generalizado, pois todos os indivíduos estão submetidos a essa regra. Um exemplo, que é até citado no livro, é da vestimenta, pois se um indivíduo não se veste de acordo com o comum, causa estranheza e repúdio por parte dos demais.