Trabalho Neuroses Traum Ticas
Bloqueios ou diminuição das funções do ego: Se evidencia pela concentração em certa tarefa de toda a energia mental disponível, ocorrendo então, a edificação de contra-energias que controlem a excitação esmagadora inoportuna. A urgência da tarefa diminui relativamente a importância de todas as demais funções do ego, as quais são obrigadas a renunciar às suas energias em favor da tarefa de emergência, está dominando inteiramente a pessoa.
Uma das funções que enfraquece ou bloqueia-se, é a sexualidade. Em geral nos neuróticos traumáticos masculinos é frequente a ocorrência de impotência temporária. A energia sexual, tal qual outras energias mentais, é mobilizada para controlar a excitação invasora, deixando de estar à disposição da sexualidade. Do mesmo modo que o interesse sexual costuma diminuir nos doentes, pelo fato de se tornarem narcisistas, assim também a energia sexual perde seu caráter específico após um trauma.
Freud diz que os sonhos traumáticos despertam o sonhador para um novo pavor. Freud postula o sonho como o guardião do sono, e não o seu perturbador, e que há algo de não evidente no sonho traumático, algo incapaz de explicar o seu sentido. Lacan, no capítulo quinto de O seminário, livro 11, intitulado Tiquê e Automaton, escreve que a interpretação dos sonhos pelo criador da psicanálise contém o cerne da noção freudiana da repetição traumática. A análise do analista francês mostra que o despertar traumático