Trabalho neuro Parkinson
ANA LUIZA DE SOUSA ROCHA – RA B34HIH0
MAL DE PARKINSON
Trabalho de Neurologia Curso de Psicologia.
4º semestre, Campus Norte
Orientador: Profª Joaquim Teles
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MAL DE PARKINSON 3
3 RESUMO HISTÓRICO 4
4 DEFINIÇÃO 4
5 SINTOMAS 5
6 CAUSAS 6
7 SUBSTÂNCIA NEGRA 7
8 TRATAMENTO 8
9 AS RESPOSTAS EMOCIONAIS À DOENÇA DE PARKINSON 11
10 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
“As primeiras mudanças no organismo não chamam a atenção. No início, aparece uma sensação constante de cansaço ou mal-estar no fim do dia. Depois, vêm as dores musculares, especialmente na região lombar. Aos poucos, a caligrafia tende a ficar menos legível. Sem motivo aparente, o paciente se sente deprimido e irritadiço. A voz torna-se monótona e menos articulada e os movimentos vão ficando vagarosos. Pernas e braços parecem rígidos. Atividades cotidianas, como abotoar uma blusa, antes executadas com facilidade, viram tarefas complicadas. Mas o susto vem quando, subitamente, aparece o tremor.” (Superinteressante 180, setembro de 2012)
O Mal de Parkinson, uma doença neurodegenerativa, que acomete pessoas na faixa de 60 anos de idade em diante, mas que pode eventualmente aparecer antes. Devido à maior expectativa de vida, o número de casos tendem a crescer, e por isso cientistas do mundo inteiro, buscam decifrar suas misteriosas causas. Neste trabalho apresentaremos a doença, seus sintomas e as novidades nas áreas cientificas.
2 MAL DE PARKINSON
Também conhecida como doença de Parkinson, foi descrita pela primeira vez por James Parkinson, médico e paleontologista inglês (11 de abril de 1755 - 21 de dezembro de 1824), na monografia entitulada “Um Ensaio sobre a Paralisia Agitante”, de 1817. Antes, existiam na literatura médica apenas menções a sintomas isolados Membro do Colégio Real de Cirurgiões. Neste