TRABALHO NAI P S
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
NAIANE LOPES DOS SANTOS CALAZANS
POR QUE O ASSISTENTE SOCIAL É O ÚNICO PROFISSIONAL QUE ESTÁ PRESENTE NAS TRÊS POLÍTICAS DA SEGURIDADE SOCIAL?
Trabalho apresentado à disciplina Seguridade Social.
Orientadora: Ana Marta Miranda
JEQUIÉ - 2015
Quando falamos em Serviço Social, em muitas vezes nos fechamos aos serviços básicos habituais da sociedade (saúde, educação), porem a elevação de nossas ambições de uma sociedade democrática, baseada na igualdade como forma superior de justiça, capaz de construir uma Nação igualitária, enuncia-se em um conceito de seguridade social que tem como objetivo a equidade em termos de qualidade de vida, dignidade, para o bem viver das pessoas ao longo da sua existência.
A conquista de direitos sociais no Brasil aconteceu ao longo do século XX. Até então, o Estado deixava vaga uma lacuna de assistência e de seguridade ao trabalhador. Nesse cenário de ausência do governo nacional, os trabalhadores se organizaram em associações dos mais variados tipos com o objetivo de oferecer a eles mesmos alguma segurança social. Associações como mutualistas, filantrópicas, irmandades e sindicatos buscavam amparar as pessoas de formas variadas e com as demandas colocadas para este seguimento na esfera publica, a partir dos anos 1990, pode-se entender como foram implementadas as políticas socias públicas, dentro de um contexto neoliberal e desresponzabilização do Estado garantindo a proteção social básica e especial.
Seguridade social Compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Título VIII da Constituição Federal art. 194, caput,
Os profissionais de serviço social vêm ao longo dos anos lutando em diferentes frentes e de diversas formas para garantir e ampliar direitos, tendo