Trabalho Motores Monof Sico
SENAI CAÇADOR
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO
VOLNEY GRANEMANN
PROFESSOR: ALLAN
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
CAÇADOR-SC
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Motor de Pólos Sombreados (SHADED POLE) 4
2.2 Motor de Fases Divididas (SPLIT PHASE) 5
2.3 Motor de Capacitor de Partida (CAPACITOR START) 6
2.4 Motor de Capacitor Permanente (PERMANENT SPLIT) 7
2.5 Motor com Dois Capacitores (TWO VALUE CAPACITOR) 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, veremos os principais tipos de motores de indução monofásica, tendo como principais tipos os motores de pólos sombreados, motor de fases divida motor de capacitor de partida, motor de capacitor permanente e também, motor com dois capacitores.
Estes motores sujem como uma alternativa quando não se dispõem de um sistema de alimentação trifásico, ou também quando a aplicação é leve ou com pouco torque.
Procurou-se demonstrar as principais características de cada um deles, bem como o que se diferenciam entre si.
2 DESENVOLVIMENTO
Os motores monofásicos são assim denominados porque seus enrolamentos de campo, conhecido como estator, estão ligados a uma fonte de alimentação monofásica.
Por possuírem apenas uma fase de alimentação, seu campo magnético é pulsante e não girante, como são os motores polifásicos, impedindo que tenham torque de partida, pois no rotor se induz campos magnéticos alinhados ao campo do estator. Por esse motivo, utilizam-se enrolamentos auxiliares, posicionados de forma a criar um campo magnético girante necessário para a partida.
O motor de indução monofásica tem sua utilização principal em zonas rurais, escritórios, oficinas e em residências, locais estes que não dispõem de alimentação trifásica, e o emprego desses motores não é recomendado para potencia maior do que 3 CV, pois como estão ligados a apenas uma fase, podem ocasionar