TRABALHO Montesquieu Seminario
PATRÍCIA BALMANT
RAQUEL PACÍFICO
RONALDO TENDOLINI
TATIANA SANTOS
VINÍCIUS
WELLINGTON
MONTESQUIEU
O trabalho, proposto pela disciplina de Ciência Política, discorre sobre o Barão de Montesquieu, abordando os aspectos fundamentais da vida e obra de um dos grandes filósofos do Iluminismo. O presente estudo tem por objetivo analisar a contribuição de Montesquieu para o pensamento político moderno trazendo para as discussões a teoria da tripartição dos poderes, por se tratar de assunto de fundamental importância para o entendimento do estudo do Estado.
Introdução
Charles-Louis de Secondat, conhecido também como Barão de Montesquieu, é considerado um dos grandes pensadores do iluminismo e um importante estudioso político e escritor Francês.
Desenvolveu grandes trabalhos sobre política principalmente criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo. Montesquieu defendia os aspectos democráticos do governo e o respeito às leis, além de uma reestruturação do Estado, trazendo uma profunda influência para o pensamento político moderno ao desenvolver o modelo dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Uma das suas principais obras, “Do Espírito das Leis”, propõe a reformulação das instituições políticas, discorrendo sobre assuntos ligados ao Estado e aos tipos de governo existentes.
O estudo sobre esse grande filósofo se faz importante pela enorme contribuição que ele trouxe para a sociedade moderna através da elaboração da teoria da divisão dos poderes, utilizados na constituição dos Estados modernos contemporâneos.
1. Biografia
Charles de Montesquieu nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux, na França. É considerado um importante filósofo do iluminismo, filho de uma família nobre francesa, estudou numa escola religiosa de oratória.Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris, onde teve contato com vários intelectuais franceses,