Trabalho Michelline P4 Salvo Automaticamente
1028 palavras
5 páginas
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ FACENE/RNBRUNO CLÉLIO DE SOUZA
PLANTAS MEDICINAIS E SUAS AÇÕES NOS SISTEMAS CORPORAIS
MOSSORÓ/RN
2014
BRUNO CLÉLIO DE SOUZA
PLANTAS MEDICINAIS E SUAS AÇÕES NOS SISTEMAS CORPORAIS
Trabalho da disciplina de FITOTERAPIA, como avaliação parcial da terceira nota, da turma 2013.1, turno noturno, do curso de Enfermagem.
DOCENTE: MICHELLINE MACIEL
MOSSORÓ/RN
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 3
3 RESULTADO 3
3.1 NOME POPULAR DA PLANTA 4
3.2 PRINCIPAIS CONSTITUINTES QUE POSSUEM ATIVIDADE FARMACOLÓGICA 4
3.3 TOXICOLOGIA 4
3.4 AÇÕES SOBRE OS SISTEMAS CORPORAIS 5
4 CONCLUSÕES 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGAFICA 7
1 INTRODUÇÃO
Erva-de-são-joão ou Hipérico (Hypericum perforatum) é uma planta herbácea perene, pertencente à família Hypericaceae e antes incluída nas famílias Guttiferae ou Clusiacea e largamente distribuída na Europa, Ásia, norte da África e aclimatada nos Estados Unidos. É um pequeno arbusto, de porte ereto, atingindo cerca de 1 metro de altura. As folhas são opostas, sésseis, dotadas de glândulas translúcidas, que podem ser observadas colocando-se a folha conta a luz. As flores são numerosa, persistentes, de coloração amarela e possuem pequenos pontos pretos ao longo das margens das flores que contêm elevadas concentrações do pigmento vermelho hipericina.
2 METODOLOGIA
Utilizou-se revisão bibliográfica constituída de pesquisa em artigos de dados: Bireme, Lilacs e Scielo.
3 RESULTADOS
A erva de são joão é usada para melhorar e acalmar o estado de espírito. Também purifica a pele e tem uma boa influência no estômago. Os efeitos são lentos mas de longa duração, quando usada regularmente.
O hipérico pode interagir com determinados medicamentos e pode minimizar a eficácia destes, mais precisamente a concentração do medicamento no sangue, os medicamentos que podem ter interações são geralmente: os anticoagulantes orais, os contraceptivos orais (pílulas), a