Manual de orienta es Projeto de Pesquisa 1
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ORIENTAÇÕES DE METODOLOGIA CIENTÍFICA:
PROJETO DE PESQUISA
TANGARÁ DA SERRA – MT
2014
1. Redação do trabalho científico
Como forma de linguagem que é, ao trabalho científico aplicam-se, as regras do bem redigir: objetividade; impessoalidade; estilo; clareza e concisão; modéstia e cortesia; correção.
1.1 Objetividade
A qualidade essencial de um trabalho científico é a objetividade, que deve presidir tanto a elaboração, o conteúdo intelectual, quanto o tipo de linguagem empregada na redação. Nos trabalhos científicos, emprega-se a linguagem denotativa, isto é, cada palavra deve apresentar seu significado próprio, referencial e não dar margem a outras interpretações. Sendo a linguagem científica fundamentalmente informativa, técnica, racional, prescinde de torneios literários, figuras de retórica ou frases de efeito. Aconselha-se o uso de frases curtas e simples, com vocabulário adequado. Os termos técnicos e expressões estrangeiras, só devem ser utilizados quando indispensáveis. A própria natureza do trabalho científico é que determina a objetividade como requisito básico da redação.
1.2 Impessoalidade
A impessoalidade contribui grandemente para a objetividade da redação dos trabalhos científicos. Expressões como “o meu trabalho”, “eu penso”, “na minha opinião”, entre outras, devem ser evitadas, por apresentarem a conotação de subjetividade inerente à linguagem expressa na primeira pessoa. Usa-se de preferência, “o presente trabalho”, “neste trabalho”, entre outras expressões. O emprego do pronome impessoal “se” é o mais adequado: “procede-se ao levantamento de dados”, “procurou-se obter tal informação”, “realizou-se”... Outro recurso que contribui na objetividade da redação consiste em usar verbos que tendem à impessoalidade: “tal informação foi obtida”, “a busca empreendida”, “o procedimento adotado”... Tais procedimentos criam certo